O poder da Estratégia de Conteúdo para o Custo de Aquisição de Clientes

Para conquistar um cliente, uma marca precisa usar de variadas estratégias em ações de marketing, algumas podem sair mais caras do que outras, mas ainda é possível encontrar soluções que tenham um custo mais baixo e resultados elevados. 


Primeiro, temos que entender o que é o custo de aquisição de clientes ou CAC, que é o investimento médio de uma empresa em esforços diretos para conquistar um cliente, ou seja, quanto vai custar a ação por cliente e o quanto isso impacto no dinheiro investido e no dinheiro convertido.

É possível otimizar o CAC com estratégias de conteúdo, mas antes precisamos entender cinco pontos:

  • Aquisição/Praça— Onde você encontra o seu público que deseja atrair e como chegar até ele;
  • Ativação — Qual será a primeira e mais apropriada abordagem e a experiência que o consumidor  teve com a marca;
  • Retenção/Fidelização — Entender o que fez com que os clientes voltassem ou não a procurar e consumidor da empresa;
  • Receita/Lucro — Qual estratégia será a mais adequada para gerar receita a partir de novos clientes;
  • Indicação/Valor — Analisar as motivações de seu consumidor recomendar a sua marca, ou seja, realizar a divulgação orgânica.

Por meio desses cinco pontos, é possível começar a elaborar os conteúdos que serão precisos para satisfazer todo o processo de captação de leads até a retenção e fidelização do cliente. Também terá as informações de quais canais e formatos mais agradam seu consumidor.

O primeiro passo a ser tomado é aumentar a sua presença online, já que hoje mais de 70% dos consumidores estão presentes na internet, participando de forma mais ativa nas redes sociais e em outros canais online que seu cliente utilizar. 

Construir um cronograma com as postagens e campanhas para gerar aproximação com a audiência também é algo que deve ser feito nessa etapa, para ter constância da presença de sua marca.

Assim, é possível elaborar os conteúdos, pensando sempre que além de informar de seus serviços e produtos, você deve se preocupar com a percepção e interação do cliente com a sua marca, avaliando seu comportamento e preferências além do consumo direto, sendo presente nos mais variados quesitos, como datas comemorativas, ações de aniversário, hobbies, patrocínio de campanhas e ações sociais, etc.

O conteúdo estratégico não deve ser exclusivo das redes sociais, pensando em uma pluralidade de meios e canais para ser explorado, como sites, notícias na imprensa, feiras, e-mails marketing… 

Para gerar este tipo de  conteúdo com maior  capacidade de engajamento do público-alvo, você tem a oportunidade de investir dinheiro para que suas publicações ganhem um alcance maior, sendo vantajosos pelo fato dos custos não serem exorbitantes como em outras estratégias.

Ter uma equipe especializada na pesquisa, planejamento e geração de conteúdo é chave para ser uma estratégia de sucesso, pois é uma ação que deve ser muito bem elaborada, executada e monitorada. Se sua empresa não conta com mão de obra interna para isso, procurar uma agência de comunicação especializada no seu ramo é a melhor escolha, pois é possível ter uma estratégia estruturada sem precisar gastar muito construindo um time próprio.

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