Descomplicando termos técnicos: dicas para profissionais de tecnologia
Há uma verdade inescapável no universo da tecnologia: os avanços tecnológicos podem ser incrivelmente complexos.
Para os profissionais de tecnologia, explicar esses avanços e termos técnicos para um público não técnico pode ser um desafio. No entanto, a comunicação eficaz é essencial para o sucesso dos negócios. É fundamental que nossas mensagens não sejam apenas transmitidas, mas compreendidas. Aqui estão algumas dicas para ajudar você nessa tarefa
1. Não subestime, ensine:
Em qualquer campo, o conhecimento é construído, não inato. Assim como você teve que aprender os jargões e termos técnicos em algum momento, seu público também precisará desse aprendizado. Assumir que alguém já sabe algo pode causar confusões. Portanto, é crucial explicar de maneira simples e clara cada conceito ou termo técnico, mesmo que pareça básico.
2. Desfaça-se do jargão:
O jargão técnico pode ser confuso para quem não está familiarizado com o campo. Minimize o uso de termos técnicos sempre que possível e teste sua mensagem com um público não técnico para garantir que seja compreendida. A linguagem precisa ser acessível para todos, não apenas para os especialistas.
3. Dê destaque ao ‘porquê’:
Ao explicar um conceito técnico ou uma nova ferramenta, foque no ‘porquê’. Em vez de se concentrar apenas nos detalhes técnicos, explique como essa nova ferramenta ou conceito pode beneficiar a empresa ou o indivíduo. Isso tornará sua mensagem mais relevante e fácil de entender.
4. Explique por meio de analogias:
Analogias podem ser uma ferramenta eficaz para explicar conceitos complexos. Tente comparar o conceito técnico com algo que seja familiar para o seu público. Isso pode facilitar a compreensão e reter melhor a informação.
5. Acolha a IA:
Hoje, contamos com a ajuda da Inteligência Artificial para nos auxiliar em diversas tarefas, inclusive na comunicação. Usar ferramentas como o ChatGPT pode ser uma maneira útil de simplificar a linguagem técnica, tornando-a mais acessível para um público amplo.
6. Contextualize sua mensagem:
A mensagem que você está tentando transmitir será mais impactante se for apresentada em um contexto que seja relevante para o seu público. Ao discutir um novo software, por exemplo, explique como ele pode ajudar a aumentar a eficiência do trabalho, melhorar a segurança de dados ou economizar tempo e recursos.
7. Use recursos visuais:
Muitas pessoas são aprendizes visuais. Portanto, usar gráficos, diagramas ou infográficos para ilustrar um conceito técnico pode torná-lo mais fácil de entender. Recursos visuais também são ótimos para explicar processos passo a passo ou demonstrar como uma nova ferramenta ou software funciona.